Saturday, May 9, 2009
Gouda
Este Sábado tive um programa em Gouda. Programa esse que foi marcado há cerca de 2 meses (ou terá sido há 3?). Claro está que a marcação em qustão foi com uma pessoa de nacionalidade Holandesa!! Muito gostam eles de fazer este tipo de marcações com (ENORME) antecedência... Enfim... Pois o programa foi bem simples: ter uma visita guiada pela cidade de Gouda.
A cidade é pequena mas acolhedora. Não tem de facto muito para ver. Para além da bonita (e grande) igreja de St. Janskerk, dedicada a S. João Baptista, com vitrais enormes, pouco há a ver.
Com muita pena minha, não era permitido tirar fotos no seu interior, pelo que não há registo da sua beleza interior. Contudo, para grande surpresa minha, havia um folheto descritivo do interior da igreja em ... Português! E num Português de Portugal!
Gouda já vale a pena, mais que não seja para ver esta igreja.
No entanto, tivémos uma sorte danada quando passámos em frente a um moínho (daqueles tradicionais aqui nas terras baixas) e reparámos que estava aberto a visitas! Eu sempre quis conhecer um daqueles moínho por dentro. Pois este foi o dia.
Por dentro, tem uns 5 ou 6 andares! No 2º andar tem uma espécie de varanda (visível na foto). Foi impressionante ver a engenharia presente na desmultiplicação da força vinda das velas. O dia estava ventoso e o moínho estava a rodar com uma velocidade considerável. No interior, o som da madeira a ranger era uma constante, tal não era a força que todo o sistema estava a fazer!
Gostei!!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
...também gostava de ter ido, para a próxima convida a malta
Post a Comment