Monday, December 21, 2009

Já está!

- Projectos de trabalho (quase) acabados: tive que trazer um relatório para acabar em Portugal
- Mudança feita: acabada mesmo em cima da hora de me dirigir para o aeroporto e apanhar o avião de regresso a Portugal
- Iniciar férias, ainda que com um voo com algum atraso (1h), já estou junto das minhas princesas!!!


Boas festas a todos e vemos-nos para o ano! Prometo que trago fotos bem quentes e paradisíacas do Brasil (onde vou passar a passagem de ano).

Tudo de bom para todos.

Monday, December 14, 2009

Countdown

Estou em contagem decrescente para várias coisas:
- mudar de casa
- acabar os projectos de trabalho deste mês/ano
- ir de férias
- rever as mulheres da minha vida
- rever grandes amigos(em geral)
- celebrar o Natal
- celebrar a passagem de ano
- desfrutar das férias

Wednesday, December 2, 2009

Placebo

O concerto de PLACEBO, foi no Ahoy de Roterdão (longe) e foi bom. Nada de espectacular, mas bom. Talvez o facto de não conhecer muito bem o último album ajudou, pois houve (naturalmente) uma grande incidência de músicas deste album. Se calhar estou a ficar desactualizado (velho)... De qualquer forma, foi um serão bem passado!





Placebo (def.)

Placebo (do latim placere, significando "agradarei") é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado.

Muitos médicos também podem atribuir efeito placebo a medicamentos com princípios activos, mas que apresentam efeitos terapêuticos diferentes do esperado. Por exemplo, um comprimido de vitamina C pode aliviar a dor de cabeça de quem acredite estar ingerindo um analgésico, sendo um exemplo clássico de que o que cura é não apenas o conteúdo do que inferimos mas também a forma. Seguindo esta corrente de pensamento, o dicionário médico Hooper cita o placebo como "o nome dado a qualquer medicamento administrado mais para agradar do que beneficiar o paciente".

O placebo pode ser eficaz porque pode reduzir a ansiedade do paciente, revertendo assim uma série de respostas orgânicas que dificultam a cura espontânea:

  • Aumento da frequência cardíaca e respiratória
  • Produção e liberação de adrenalina na circulação sanguínea
  • Contracção dos vasos sanguíneos

Essas respostas orgânicas são vantajosas para reacções de fugir ou lutar contra agressores externos. Mas também prejudicam a cicatrização e o fluxo de leucócitos, e são portanto prejudiciais para o processo de cura, sendo aqui o efeito placebo bastante útil.

O efeito placebo pode ainda ser usado para testar a validade de medicamentos ou técnicas verdadeiras. Consiste, por exemplo, no uso de cápsulas desprovidas de substâncias terapêuticas ou contendo produtos conhecidamente inertes e inócuos, que são administrados a grupos de cobaias humanas ou animais para comparar o efeito da sugestão no tratamento de doenças, evitando-se atribuir possíveis resultados terapêuticos a tratamentos sem valor. Na comparação com placebo estabelece-se a validade de um medicamento ao compará-lo com os processos de cura espontânea ou por sugestão. O princípio subjacente é o de que num ensaio com placebo, parte do sucesso da substância activa é devido não a esta mas sim ao efeito placebo da mesma.

(fonte: Wikipedia)




...amanhã é que vai ser...

Tuesday, December 1, 2009

Quick update

Tenho andado ausente, mas ainda estou vivo. Vivo e a viver a vida!
Muito trabalho, pois tenho que antecipar os meus próprios deadlines devido à época que se avizinha. Isso a acrescer ao facto de que os finais de ano nunca são fáceis em termos de trabalho. Como se não fosse suficiente, arranjei mais "lenha para me queimar" - em termos pessoais - mais pormenores para breve. Mas acima de tudo, estou FELIZ!!! Estou feliz porque quero estar feliz. Estou feliz porque mereço estar feliz. Feliz porque estou rodeado de pessoas que gostam de mim (ok algumas se calhar nem tanto mas é compensado por outras que me adoram ;-)). Feliz porque tenho trabalho! Feliz porque o trabalho (apesar de muito), continua interessante, continuo a aprender e corre bem, havendo o respectivo reconhecimento de todo o empenhamento e dedicação à causa. Feliz porque estou perto de entrar de férias GRANDES (Portugal e depois... Brasil!!!)! Feliz porque estou prestes a estar junto de TODAS as mulheres da minha vida! Estou, de facto, FELIZ!!!