Friday, August 29, 2008

Again?!

Ontem tive uma má notícia. Não foi nada de especial mas não foi boa...
Recebi uma visita do meu senhorio que me veio dizer que uns dos seus 95341258934037 irmãos vai ter que se mudar para aquela casa. Por outras palavras, fui posto na rua!
Acabo por me manter na média de uma casa diferente por cada 3 meses, pois já vou para o meu quito poiso num só ano! Eu até tinha planos de procurar calmamente uma casa para comprar até ao fim do ano, ou seja, pensei que esta seria a minha última casa alugada... parece que não!
Enfim... that's life!

Tuesday, August 26, 2008

Bifes a café

Após a ida ao jardim botânico, foi tempor de regressar a casa e confeccionar os 10 bifes a café para 7 pessoas. Para o efeito contei com a colaboração preciosa da R. que se disponibilizou a ir comprar os bifes ao talho e temperá-los (só) com alho.
Deitei então mãos à obra e lá fiz o jantar para a malta.

Modéstia a parte até ficaram bem bons! Ficaram aprovados por unanimidade!
Afinal, sei ou não sei cozinhar?!
(obrigado Tucha!)

Borboletas

A visita ao jardim botânico ficou marcada não tanto pela visão de lindas plantas mas mais pela visão de lindas botboletas.

Lulas (gigantes)

Sábado de manhã temos ida (obrigatória) ao mercado da Kinkerstraat. É onde se encontram alimentos bem frescos. Tem sido regra a realização de um almocinho na minha casa, um grelhado de peixe fresco comprado no mercado. Desta vez, compramos 2 lulas gigantes (para 4 pessoas).
Seguimos o desejo da J (de certeza que não estás grávida?!) e comemo-las com arroz de grelos (aka broculos chineses) comprados na China-town, em Nieuwmarkt. Satisfeito o desejo, ainda não tínhamos saído de casa e já me tinham cravado os (prometidos) bifes a café. Há por aqui malta que duvidava dos meus dotes culinários. Por isso, em certo dia, prometi que faria uns bifes a café para esclarecer as dúvidas. E esse dia tinha chegado, seria para o jantar desse dia!
Nos entretantos, fui ao jardim botânico. As plantas não me seduziram, mas as borboletas sim! Eram lindas.

Van gogh + Get smart

A fechar uma semana de trabalho e a abrir um fim-de-semana em grande, decidi (voltar) a fazer uso do meu cartão dos museus (que me dá acesso grátis a quase todos os museus de Amesterdão e arredores) e fui com a J. ao museu Van Gogh.
O museu é enorme, tendo 4 pisos. Gostei da exposição. Tivémos direito a filme e tudo!
Às 6ª feiras há sempre um evento dentro do museu. Desta vez foi um quarteto que tocou Violoncelo e violino. O som era muito agradável. Contudo, decidimos não ficar até ao fim e fomos ao cinema ver o Get smart.
Um filme bem agradável, onde me fartei de rir. Manteve-se fiel ao saudoso original.

Apresentação

Na passada 6ª feira tive a minha primeira apresentação! É verdade, aqui que ninguém nos ouve, nunca tinha dado uma apresentação na vida (que me lembre). Não é algo que goste, mas quando tem que ser tem mesmo que ser. E foi! A meu favor tinha o facto de ir apresentar um trabalho meu, pelo que estava plenamente dentro do assunto. A apresentação pretendia-se simples, informal e teve como audiência os meus colegas de departamento.
Devo dizer que correu bem, suscitou o interesse dos presentes que colocaram várias perguntas. No final todo o mundo ficou esclarecido e recebi os parabéns da chefe! Ufa… desta já me safei…

Pedido de desculpas da GVB

Após um mês (e uma semana) de obras numa parte do túnel do metro, a GVB reabre o túnel ao público com uma semana de atraso relativamente ao prazo inicialmente estipulado. Julgo que isto não seria nada de mais, pelo menos se acontecesse em Portugal – onde me lembro do tempo que demoraram as obras na estação do Rossio, ou mesmo do Terreiro do Paço. O que há a realçar é que no dia em que reabriram ao público, estavam vários funcionários da GVB com o seguinte panfleto juntamente com o seguinte bolo!
Pois é, por uma semana de atraso, a GVB emitiu um pedido público de desculpas, apaparicando os seus utentes com o bolinho! Gostei! Do respeito, do cuidado e consequente atitude.

Wednesday, August 20, 2008

TIO!!!

Notícia de última hora: Vou ser tio, outra vez!!! YYYYEEEEESSSSSSSS!!!

Sunday, August 17, 2008

1 ano em Amesterdão

A singela comemoração teve lugar ontem, na minha casa, onde recebi alguns amigos para jantar.
Muito obrigado por estarem presentes na minha vida. Adoro-vos.

Tuesday, August 12, 2008

Meia-Maratona de Amesterdão

Quando eu pensava que o assunto já tinha morrido, a sra Tuxa decide desenterrar o assunto cadáver e diz: "então, vamos correr a meia-maratona?" eu fiquei sem reacção imediata, estando interiormente a beliscar-me para ver se não estava a sonhar! Afinal era mesmo a sério e lá me comprimeti a fazer-lhe companhia. Faltam cerca de 2 meses, o que é apertado para uma boa preparação para a MM. Contudo estou certo que vamos ser bem sucedidos neste nosso novo desafio. Força nas canetas eu lá estaremos nós para cumprir os 21 kms!!!

Monday, August 11, 2008

Time flys

11 de Agosto de 2007.
Dia em que decido efectivar a grande mudança na minha vida. Onde deixo um emprego (demasiado) estável, casa, família, amigos, BTT... para (re)começar tudo de novo!
Chego de malas aviadas às Terras Baixas, rumo à cidade de Amesterdão. Cidade totalmente desconhecida, cheia de gente totalmente desconhecida, para iniciar uma vida com um futuro totalmente desconhecido, uma aventura ... A grande aventura!
Um ano passou e... estou a ADORAR!!!
Venha outro!

As fotos

Tardam mas não falham!
As fotos do grande evento já estão disponíveis num link perto de si! ;)
(as fotos foram tiradas por 3 máquinas, não tendo havido qualquer critério de seleccção, como facilmente pode ser comprado)

Wednesday, August 6, 2008

Squash

Ontem estava combinada uma sessao de squash com alguns dos meus colegas de trabalho. Talvez ha quase 2 anos que nao jogava squash. Estava bastante ansioso por voltar a pratica, pois e' um desporto que eu adoro praticar. Parei de o fazer devido a duas lesoes relativamente proximas, que me dissuadiram de voltar a praticar - um num tornozelo (torci-o) e outra parecida num joelho. Ambas foram da minha inteira responsabilidade, facto que me fez pensar que seria melhor parar de jogar squash e procurar outro desporto onde fosse melhorzinho e nao me partisse todo! Foi ai que comecei a fazer BTT! :)
De qualquer maneira, decidi voltar a experimentar e matar saudades. Para o efeito, ate trouxe de PT a minha raquete e os meus tenis de squash. Alugamos 2 courts de squash aqui (relativamente) perto da chafarica e ao fim do dia de trabalho la fomos nos.
A ansiadade era grande pois nunca encontrei um desporto que me desse prazer de forma tao imediata e intensa. E' obvio que isso tem um preco pois este e' dos piores desportos que existem para o corpo humano. E' muito exigente ao nivel do coracao: e' um desporto anaerobico, o que implica que estamos sempre em ritmo cardiaco perto do maximo (+/- 180 ppm); e' tambem exigente ao nivel das articulacoes em geral e dos joelhos em particular: rotacoes e sprints sao uma constante ao longo do jogo.
Adorei voltar a pratica, correu muito bem pois sai de la sem lesoes! Senti um descarregar de tudo de mau que existia dentro de mim - stresses, ansiedades, receios, etc... Por mim fa-lo-ia todos os dias! Mas ja "vi esse filme" e nao acabou bem. Nao quero repeti-lo.

Sunday, August 3, 2008

Gay Parade


Ontem foi a Gay Parade aqui em Amesterdão. Uma das razões por que gosto desta cidade é a abertura e respeito por todos e pelas suas orientações (não somente sexuais), há espaço e respeito para/por todos.
Dizia-se que logo a seguir à festa do dia da Raínha, esta era a maior! Trata-se de um cortejo de barcos (80) ao longo do Prinsengracht. O canal fica então à pinha de pessoas para assistir à passagem dos barcos, todos enfeitados e cheios de gays!
Na minha opinião, achei que o canal estava ainda mais congestionado do que no dia da Raínha. As fotos assim o ilustram! Também dão uma ideia das festas que haviam um pouco por todo o lado. Especialmente no sítio onde parámos (perto do cruzamento da Prisengracht com a Utrechtsestraat)! A festa estava enorme e aberta a todas as orientações sexuais! Apesar do mau tempo que se fazia sentir, caindo umas boas chuvadas de vez em quando, ninguém arredava pé e a praça continuava cheia de malta a curtir o grande som que passava. A T., F. e a R. acabaram por sucumbir ao mau tempo e foram para casa (meninos!)!!! Eu, a M. e a sua amiga (não me lembro do nome) continuámos a curtir a festa. Dali ainda fizémos uma incursão pela rua dos gays (Reguliersgracht). A festa aí estava ilgualmente intensa mas ... exclusivamente gay! Senti-me relativamente seguro pois contei com a M. para "cobrir" a minha rectaguarda! Foi giro de ver, as libelinhas todas malucas!!!