Tuesday, April 29, 2008

Preparativos para o dia da Rainha

Toda a gente anda numa azafama com os preparativos para a celebracao do dia da Rainha. É o maior evento celebrado aqui em Amesterdão, onde se concentra a festa! Consta que neste dia tudo se vende e por isso ja se podem ver inumeras marcacoes com giz no chao a reservar o espaco para as suas tendas.


Os palcos estao a ser montados e os urinois a ser espalhados pela cidade. Cidade esta que se ira vestir de cor-de-laranja!

A expectativa e' grande e toda a gente diz que vai a maior confusao de sempre - ruas apinhasdas de gente, canais apinhados de barcos, folia por todo o lado! A ver vamos...

Monday, April 28, 2008

Dias (cada vez mais) compridos

E eles vão crescendo, tornando-se cada vez maiores e maiores! Por agora vamos tendo luz natural até às 21:30!
Deve ser giro ter luz do dia até às 23h - segundo se conta por cá, quando se refere aos dias "mais compridos" do ano.

A ver vamos, um dia destes ponho aqui uma foto do pôr-do-sol ... tirada às 22:30! :)

Sunday, April 27, 2008

Keukenhof


Para além das bicicletas, dos canais, da erva, cogumelos mágicos, Red Light District, ... os Países Baixos são também internacionalmente conhecidos pelas suas Túlipas. Todos os anos se efectua uma exposição (havendo também um concurso) onde mostram o que têm de mais bonito botanicamente falando. A (minha) expectativa era alta, mas confesso que foi superada!
Foi então dia de fazer uma visita ao Keukenhof. A exposição abriu portas a semana passada e por isso convém visitá-la logo no início, quando as flores estão no seu máximo esplendor.
Para um amante da Natureza e da fotografia como sou, estava deliciado!
Durante o meu passeio pelo parque, fui tirando todas as fotografias que me apeteceram até ser impedido de tirar mais ainda antes da minha visita terminar. A bateria tinha acabado! Tenho mesmo que comprar uma suplente... ainda assim tirei mais de 350 fotografias!!! Se as quiserem ver, cliquem AQUI.

Friday, April 25, 2008

Always give 100% at work!

(aqui esta' a razao para a inercia que sinto hoje)

Sunday, April 20, 2008

Jordaan - aftermath

Não há bela sem senão...

Este era o estado na nação antes do grande evento:

Apos ...

Acabou assim:

Com dificuldade mas com perseverança, la consegui retornar ao aspecto inicial:


Saturday, April 19, 2008

Jordaan – Festa de inauguração

Antevia-se um dia de grande agitação, pois não é todos os dias que se tem pelo menos 20 (vinte?!) pessoas em casa para jantar. Complexo? Nem por isso, haja boa vontade e cooperação. A R. disponibilizou-se a fazer uma feijoada à portuguesa! Enquanto ela foi comprar a carne, eu fui tratar do chouriço! Chouriço português, pois claro! A J. foi ao mercado comprar peixe (Douradas) pois há pessoas que não comem carne de porco e outras carne em geral. Trouxe também ananases pois as sobremesas doces (calóricas) estavam proibidas neste jantar.
A malta vai chegando, (pouco) pontual como de costume. Foram entretendo-se com as entradas, com os (belos) vinhos… até a feijoada ficar pronta! E que feijoada!!!

Para além do aspecto altamente apelativo, (parece que) de sabor estava ainda melhor! Digo isto porque quase não lhe tomava o sabor! Tive que me ausentar para ir buscar uma visita a Leidseplein e quando voltei… havia molho! Após uma procura mais exaustiva ao fundo do tacho lá descobri alguma carne e meia-dúzia de feijões, os suficientes para perceber porque é que tinha desaparecido quase toda – estava uma verdadeira delícia. Parabéns à cozinheira!
Dizem que a Dourada ao sal também não esteve nada mal, marchou toda.
Para abater a jantarada, e com a colaboração dos peritos A. e P., tivemos ananases para a sobremesa.

Cafés servidos, digestivos distribuídos com opção entre Champagne (obrigado M.)

e Moscatel,

tivemos O brinde feito! Casa inaugurada!

A confraternização manteve-se com distribuição das massas a ser feita entre a cozinha e a sala.

A música foi uma constante (claro). Tendo tido direito a DJ privativo.

A noite este em alta, mais em alta fiquei depois de inaugurar o bongo da noite! Que moka!!!

Houve ainda tempo para visionar um vídeo hilariante no YouTube



Estávamos a prepararmo-nos para sair quando… o Pastor profere: “TodAs para a cama do Pastor!”

Hã?!?!?! Não há muita gente a poder gabar-se de ter tanta mulher bonita na sua cama!
6 horas depois … lá saímos de casa! Just kiding! Fomos de imediato (quase) todos curtir um som e abanar o capacete para o Meander na Spui. Muito bom, adorei esta inauguração. (Quase que) Estou a pensar em mudar de casa novamente, só para ter nova inauguração!

Friday, April 18, 2008

Jordaan – a pré-festa de inauguração

Tudo começou com a massa com frango que sobrou da casa da R. e que tinha que ser comida hoje. Disponibilizei então a minha casa para receber os meus amigos e darmos cabo da massa de uma vez por todas, pensávamos nós! Por ser pouca para 5 pessoas, decidimos juntar algumas entradas…

É óbvio que com estas entradas, o prato principal já foi atacado com menos voracidade. Após a massa com frango (que voltou a sobrar!!!),

ainda tivemos direito a mais uns morangos que não só cheiravam maravilhosamente bem como sabiam ainda melhor!

Para acabar em beleza, vimos um filme, o Premonition, indica do pelo IMDB como um filme de Drama / Fantasy / Horror / Mystery / Thriller !!! Haverão mais géneros de filmes?
Foi tão terrorífico que pôs uma de castigo a estudar longe da sala e outra a dormir!

Não há nada como fazer uma pré-festa de inauguração. Sim, pré-festa porque a dita festa estava já marcada para o dia seguinte!

Tuesday, April 15, 2008

Announcement day


Hoje foi o dia em que comuniquei a minha saída aos meus chefes.
Ambos reagiram muito bem, também não havia motivo para o contrário. Deram-me os parabéns e desejaram-me boa sorte. Agora só falta mandar a cartinha para os HR. Dia 2 de Junho, já vestirei outra camisola.

Monday, April 14, 2008

Jordaan - dia Zero

O Domingo previa-se preenchido e bem puxado. Só tinha ido buscar a chave do novo poiso na noite de Sábado. Noite essa em que tive um jantar delicioso na casa da J. que recebeu 22 pessoas em sua casa! Corajosa! Os meus parabéns!
Pois para o Domingo estava prevista A mudança! Na mudança anterior, um carro foi suficiente pelo que consegui fazer a mudança toda de uma só vez. Desta vez, tive a sorte de poder contar com a ajuda preciosa do M. (muito obrigado M.) com o seu carro! Arrancou de Nieuwmarkt carregadinho até não caber mais (bancos rebatidos). Na viagem apanhámos uma chuvada monumental que me fez pensar "Olha se fizesse a mudança de transportes e sem ajuda?!" (muito obrigado M.). Estava tão forte que tivémos que aguardar que abrandasse à porta do novo poiso. 3 minutos depois parou. Foi tempo de retirar tudo do carro e colocar no hall da escada. Despedi-me do M. e lá comecei a acartar as tralhas para o 3º andar. Pouco depois chegaram a R. e a C. para me ajudar.
Depois de lhes mostrar a casa, rápidamente se aperceberam que a casa (apesar de ter sido "limpa" pelo senhorio) estava imunda! Especialmente a cozinha com todos os seus utensílios. Disponibilizaram-se para me ajudar na limpeza. Como podia eu recusar?


Assim que se lançaram ao ataque, reparei na mistura de surpresa e alegria que sentiam à medida que progrediam na tarefa. Surpresa na imundice que enfrentavam e alegria ao serem/estarem livres para desmontar a cozinha toda. Recomendo vivamente esta brigada anti-pó! Julgo que esta casa NUNCA deve ter sido tão bem limpa! Enquanto "atacavam" a cozinha, eu fui dando conta do meu quarto, aspirando e limpando o pó. A casa estava tão limpinha que o pano que usei para limpar o pó (dos candeeiros) foram directamente para o lixo!
Enquanto as fadas do lar ficaram entretidas e deliciadas na cozinha, eu fui até à casa de Nieuwmarkt buscar umas "últimas" coisinhas! Pensava eu... Quando cheguei lá... baque... dei conta que ainda tinha o guarda-fatos cheio de ... fatos e camisas! Tinha deixado para o fim para não se amarrotarem. Dei também conta que ainda não tinha esvaziado o frigorífico e congelador. Tive então que fazer mais duas viagens de ida e volta de tram à pala disto (carregado que nem um burro)! Que suadela(s)! Pelo meio tivémos direito (bem merecido) a um lanche para repor forças.
Finda a martona das mudanças e limpezas, a casa nem parecia a mesma, visual e aromaticamente.

O mobiliario para arrumacao de roupa abunda!

Foi tempo de brindar as fadas do lar, ou dustbusters, com um jantar de sushi em casa, desfrutando do agradável aroma que se fazia sentir! Era o mínimo que podia fazer.

Muito, muito, mas muito obrigado C. e R..